Comprar Ozempic em Portugal

Ozempic

O que é o Ozempic?

O Ozempic é um medicamento para o tratamento da diabetes tipo II que se tornou popular entre aqueles que querem perder peso. 

Devido à ação da substância principal do medicamento, um dos efeitos da sua toma é a perda de peso, pelo que foi utilizado não para o fim a que se destinava, mas para o tratamento da obesidade. Este facto levou a Novo Nordisk a desenvolver injecções especiais de emagrecimento com a mesma substância ativa. No entanto, este facto teve pouco impacto na popularidade do Ozempic e no seu reconhecimento como um produto para perda de peso.

Como funciona o Ozempic?

A substância principal do medicamento é o semaglutide, uma forma sintética de uma hormona que imita a ação do GLP-1, uma hormona produzida nos intestinos. Esta regula os níveis de açúcar no sangue e a resposta à saciedade.

O ingrediente ativo que entra na corrente sanguínea é metabolizado por enzimas que podem decompor proteínas ou péptidos e depois excretado pelos rins, principalmente na urina.

O medicamento actua no organismo imitando uma hormona associada ao apetite e à ingestão de alimentos, ajudando a estimular a produção de insulina e, consequentemente, a baixar os níveis de glicose no sangue. 

Graças a este mecanismo, as pessoas que utilizam o medicamento sentem menos fome e, por conseguinte, comem menos e perdem peso. Este efeito é designado por “efeito direto na saciedade”.  [1]

“O Ozempic está a ser estudado para a obesidade, e a agência de saúde norte-americana FDA aprovou-o para o tratamento do excesso de peso”, diz a endocrinologista Lúcia Cordeiro. “Mas esta indicação ainda não está incluída na bula do medicamento”, acrescenta. [2]

Preço e disponibilidade

O Ozempic é um medicamento bastante caro. Em média, o preço do Ozempic nas farmácias varia entre 150 e 250 euros. O preço pode depender da dose e do número de seringas. Regra geral, é mais económico comprar 5 seringas, que duram 5 meses.

Pode informar-se sobre a disponibilidade das injecções de semaglutido no sítio Web da plataforma de saúde. Aí também pode consultar o preço final, que inclui a consulta médica e a entrega. Por este motivo, o custo do medicamento pode ser superior ao que está habituado a ver numa farmácia. No entanto, dada a escassez de semaglutide nas farmácias regulares, utilizar uma plataforma médica online pode ser a sua salvação. Se Wegovy (semaglutide para perda de peso) for adequado para sua terapia, você pode definitivamente encomendá-lo sem demora.

Comprar Ozempic 

Para encomendar Ozempic, precisa de visitar o site de uma plataforma médica online. Esta é uma forma fiável e legal de encomendar medicamentos com entrega. Para encomendar, basta preencher um questionário de saúde, receber a confirmação da sua prescrição online e aguardar a encomenda com o seu medicamento. A entrega demora cerca de um dia (24-48 horas após a encomenda).

Ozempic sem receita médica

Para usar o medicamento, você precisa de uma receita de um médico. Assim, você precisa vir para uma consulta com um médico, ele determinará se o medicamento é adequado, prescreverá uma dosagem e escreverá uma receita.

Como suas chances de comprar semaglutide são muito maiores em uma plataforma médica online do que em uma farmácia, você não precisa visitar um médico. Receberá uma consulta remota de um especialista diretamente durante o processo de encomenda. Para este efeito, preenche o questionário que descrevemos acima.

Alternativas

Mounjaro – Este medicamento injetável ativa as vias GIP e GLP-1 para ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Semelhante ao Ozempic, também retarda a digestão dos alimentos.

Trulicity é um medicamento injetável para adultos e crianças com mais de 10 anos de idade. Melhora os níveis de açúcar no sangue e ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares graves. Também retarda a digestão dos alimentos.

Rybelsus – Este medicamento contém o mesmo ingrediente ativo que o Ozempic e funciona da mesma forma. No entanto, apresenta-se sob a forma de comprimidos. Por vezes, é designado por Ozempic em comprimidos. Esta não é uma comparação adequada, embora esteja muito próxima da verdade.

Wegovy – Este medicamento tem a mesma substância ativa que o Ozempic e funciona da mesma forma. Este medicamento injetável foi autorizado pela EMA para utilização no controlo do peso. As injecções para perda de peso têm uma dose de manutenção mais elevada do que as injecções para baixar os níveis de açúcar.

O Saxenda é um medicamento injetável com a substância ativa liraglutido, adequado para adultos e crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos com excesso de peso ou obesidade e com problemas de saúde relacionados com o peso. O liraglutido é fabricado pela mesma empresa farmacêutica que o semaglutido (Novo Nordisk).

Comparative table

MedicamentoIngrediente ativo principalComo actuaPrescrição médica (sim/não)ProduçãoModo de aplicaçãoDosagem
OzempicSemaglutideAgonista do recetor GLP-1Como actuaSimDinamarcaInjecções subcutâneas1 dose por semana 0,25/0,5/1 mg
TrulicityDulaglutidoEUA1 dose por semana 0,75/1,5 mg
RybelsusSemaglutidoDinamarcaPor via oral1 dose por dia 3 mg
WegovyEUAInjecções subcutâneas1 dose por semana 0,25/0,5/1 mg
SaxendaLiraglutideDinamarca1 dose por dia 1,2/3 mg

Combinação com álcool

Não beba álcool enquanto estiver a tomar Ozempic, pois o álcool afecta os níveis de açúcar no sangue. Por este motivo, os níveis de glicose no sangue alteram-se, o que pode levar a reacções imprevisíveis e efeitos secundários.

Efeitos secundários

Os principais efeitos secundários do medicamento estão relacionados com o trato gastrointestinal, por exemplo

  • Náuseas, com ou sem vómitos;
  • Diarreia ou obstipação;
  • Dor abdominal e gases;
  • Outros efeitos podem incluir fadiga e tonturas.

As reacções invulgares são:

  • Pulso rápido;
  • Alergias (erupções cutâneas);
  • Cálculos biliares na vesícula biliar;
  • Depressão;
  • Hematomas de injeção;
  • Danos nos vasos da retina (retinopatia diabética);
  • Problemas renais.

“Mas tudo isto pode ser controlado aumentando a dose. Esses efeitos colaterais são mais típicos nos primeiros 15 dias, após os quais os sintomas melhoram”, a endocrinologista Lúcia Cordeiro.

Contra-indicações e precauções

Em primeiro lugar, o medicamento não deve ser tomado por pessoas alérgicas ao semaglutide ou a outros princípios ativos do medicamento.

Além disso, o grupo de pessoas que são contra-indicadas a usar Ozempic inclui:

  • Mulheres grávidas e lactantes;
  • Crianças com menos de 18 anos de idade;
  • Pessoas com problemas hepáticos ou renais;
  • Diabéticos tipo I;
  • Pessoas com cetoacidose diabética, uma descompensação glicémica em que os níveis de açúcar no sangue são demasiado elevados e as substâncias ácidas, chamadas cetonas, atingem níveis perigosos no organismo;;
  • Pessoas que sofrem de pancreatite;
  • Quem já teve cancro medular da tiroide ou tem antecedentes familiares da doença.

FAQ

A perda de peso é um efeito natural da utilização deste medicamento porque afecta os receptores do sistema nervoso central que controlam o apetite. Também retarda o esvaziamento do estômago, o que prolonga a sensação de saciedade.

Geralmente, as pessoas não sentem muita fome durante o dia e acabam por comer menos do que o habitual. No entanto, sem uma dieta e um estilo de vida ativo, o número real de quilos perdidos pode ser inferior ao esperado.

A rotulagem do medicamento indica a necessidade de obter uma prescrição de um médico. Sem orientação, as pessoas podem deixar de tomar uma dose e sofrer mais efeitos colaterais.

Quem usa o medicamento para fins estéticos sem prescrição médica também pode perder massa muscular e mascarar distúrbios alimentares.

Segundo os médicos, ao tomar o medicamento sem prescrição médica, há o risco de desenvolver dependência psicológica (não do medicamento em si) e a crença de que nunca vai emagrecer sem ele. [3]

Um artigo publicado recentemente na revista Ata Pharmaceutica Sinica B concluiu que o uso prolongado deste medicamento pode levar a um aumento do volume do intestino delgado e, consequentemente, à obstrução do órgão. Existem outros estudos que apontam para determinados riscos (por exemplo, cancro), mas não existem dados suficientes para considerar o Ozempic realmente perigoso.

Os agonistas dos receptores GLP-1 podem melhorar a saúde cardiovascular. Em particular, reduzem o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, nomeadamente a aterosclerose (artérias obstruídas).

Além disso, os endocrinologistas salientam que o Ozempic atrasa o desenvolvimento de doenças renais em pessoas com diabetes.

Evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas também pode ajudar a reduzir a sensação de náusea causada pelo medicamento.

Em geral, fazer refeições frequentes mas pequenas, parar quando se sentir cheio, evitar alimentos fritos e muito gordos, beber bem ao longo do dia e evitar o álcool são acções que podem minimizar estes efeitos secundários e aumentar a eficácia da terapêutica.

O uso do medicamento sem acompanhamento médico é motivo de preocupação para os especialistas.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia publicou um documento alertando que, como qualquer outro medicamento, o semaglutide “requer supervisão médica e deve ser utilizado somente com prescrição médica”.

A demanda desenfreada tem afetado até mesmo os pacientes com diabetes que não encontram o medicamento nas farmácias.

“Não há medicamentos suficientes para quem precisa, para quem tem diabetes, e isso é muito lamentável. Há pessoas que nem sequer deviam estar a tomar Ozempic, mas estão a tomá-lo com todos estes efeitos secundários, e não há medicamentos suficientes para quem precisa”, diz o endocrinologista Rosenbaum. [4]

As seringas de injeção devem ser armazenadas a uma temperatura de cerca de 2-7 graus acima de zero. Não utilize o medicamento depois de ter sido congelado. A seringa pode ser mantida à temperatura ambiente durante a utilização.

A seringa deve ser deitada fora ao fim de 56 dias, mesmo que ainda contenha Ozempic, por razões de segurança sanitária.

Manter a seringa longe do calor excessivo e fora do alcance das crianças e da luz.

Em geral, não ocorre sonolência após a toma do medicamento. No entanto, se Ozempic for utilizado em combinação com derivados de sulfonilureia ou insulina, pode ocorrer uma descida dos níveis de açúcar no sangue, o que afecta diretamente a capacidade de concentração.

Por isso, é aconselhável evitar conduzir ou operar máquinas complexas.

Fontes:

  1. Por que Ozempic emagrece? Veja riscos e preço do medicamento. O Globo. 2023. Data de acesso: 23 de abril de 2024. https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/05/por-que-ozempic-emagrece-veja-riscos-e-preco-do-medicamento.ghtml
  2. Leite C. OZEMPIC: o que é ozempic? Para que serve o ozempic? Veja como funciona e cuidados. JC. 2022. Data de acesso: 23 de abril de 2024. https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2022/09/15085135-ozempic-o-que-e-ozempic-para-que-serve-o-ozempic-veja-como-funciona-e-cuidados.html
  3. Smits MM, Van Raalte DH. Safety of Semaglutide. Frontiers in Endocrinology. 7 de julho de 2021;12. Data de acesso: 23 de abril de 2024. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fendo.2021.645563/full
  4. Einstein HIA. Ozempic: remédio de diabetes usado para emagrecer pode ter efeitos colaterais. Vidasaudavel.einstein. 2023. Data de acesso: 23 de abril de 2024. https://vidasaudavel.einstein.br/ozempic-remedio-de-diabetes-usado-para-emagrecer-pode-ter-efeitos-colaterais/
Wegovy

Wegovy

Saxenda

Saxenda